forum@Altek.org  

Go Back   forum@Altek.org > Mestrado em Engenharia Informática - 1.º Ano > Disciplinas de Opção
Register FAQ Members List Calendar Search Today's Posts Mark Forums Read

Disciplinas de Opção Fórum que engloba todas as disciplinas de opção.

Reply

Thread Tools Display Modes
Old 15-12-2009, 09:14 PM   #1
oflm
Bit
Informático

Default gtkmm

Estou a fazer uma aplicação em c++ usando o gtkmm. Para o fazer baseio-me em exemplos do site www.gtkmm.org.
O problema que estou a ter tem a ver com uma janela criada (que serve de input box) depois da janela principal (com menus e gráfica). Essa janela não reaje ao código incluido no método respectivo ao evento de carregar no botão.

Tenho lá um hide e estava a pensar a partir dessa input box conseguir desenhar na janela pai através de um signal criado.

Qual seria a melhor opção, uma vez que combinar todos os exemplos da página para fazermos o que quizermos não é suficiente?
oflm is offline   Reply With Quote
Old 16-12-2009, 09:49 AM   #2
quetzyg
TeraByte
Professor
Informático

quetzyg's Avatar

Question Re: gtkmm

Queres criar o pai, através do filho? Isso não faz sentido.

O código de exemplo que copias, compila/funciona sem as alterações que lhe queres fazer?

E escolheste o Gtkmm por alguma razão específica? A nível de toolkits C++, o Qt da nokia parece-me ser actualmente o melhor.
Old 16-12-2009, 09:59 PM   #3
oflm
Bit
Informático

Default Re: gtkmm

Criei um filho a partir do pai. O filho é uma inputbox onde vou por varios controlos.
A ideia seria que depois de morrer o filho houvessem alterações no pai como um desenho. Mas o botão ok do filho não reage. Pode haver algum cuidado que não tomei em conta quando se cria uma segunda janela. No exemplo a inputBox é criada como a única janela da aplicação não dando garantias nesse aspecto.
Os códigos de exemplo original e compilado correm perfeitamente.
Posso experimentar o QT (já tinha ouvido falar na net), mas a ferramenta do gimp customa ter muitas coisas boas pelo que vi. O pior é que já perdi muito tempo e sanidade com o gtkmm e se fosse para o QT teria de voltar ao zero com esta aplicação.
Já vi uma comparação do codigo do ultimate++ (uma aplicação com uma licença BSD, em que a coisa no futuro pode ser um bocado para o esquesito) com o QT em que o ultimate++ poupava mais código. Claro que as coisas dependem também do que se quer escrever.
Mas se o QT permite fazer o mesmo com menos codigo e mais rápido (preferível mais rápido), melhor. Posso estar a experimentar estas ferramentas agora, mas sinceramente não sei o que vou encontrar no futuro. Lol.
Old 17-12-2009, 06:15 PM   #4
oflm
Bit
Informático

Se há alguma coisa que não foi entendida é dizer.
A única vantagem de fazer uma coisa mais complicada é que depois é mais fácil fazer as outras mais simples.
Se vejo que não consigo mudo para QT até porque para além do Linux, no Mac o xcode já vem com uma framework do QT.
As coisas não são lá tão motivantes como nuns sites. Lá procurei por gtkmm no Synaptic do Ubuntu e lá habita o Lost IRC sozinho e com pouca fama.
Old 18-12-2009, 06:10 PM   #5
oflm
Bit
Informático

Já vi que não tenho grande ajuda com o gtkmm. Muito provavelmente vou migar para QT.
Obrigado!
Old 01-01-2010, 10:18 PM   #6
oflm
Bit
Informático

Default Desta é de vez

As unicas maneiras que eu tinha para correr a janela filho eram ou fazia um add(inputBox) ao container e depois show_all_children(), ou fazer GTK::Main::run(inputBox).
A primeira não fazia aparecer nada, a segunda faz aparecer a inputBox, mas o botão não reaje.
tem de haver algum comando que ajude este propósito.
Tentei sacar o exemplo input (http://git.gnome.org/browse/gtkmm-do...les/book/input) do gtkmm.org, mas tive de comentar a linha #include <build/config.h>, depois de compilar e executar mandou texto e não fez nenhuma inputBox
Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules