![]() |
|
|||||||
| Software Livre Fórum para assuntos relacionados com o software livre. |
![]() |
|
|
Thread Tools | Display Modes |
|
|
#1 |
|
Bit
Informático
![]() |
Olá a todos!
Há uma coisa que gostava de fazer no Linux, ao qual no MAC posso fazer ou não conforme a minha opinião. Trata-se de 1 login automático não remoto (claro) sem escrever username ou password quando reinicio ou ligo a máquina. Isto dava-me jeito para umas máquinas. As pessoas podem usar o computador sem password e sem decorarem o username e não danificam o sistema nem instalam programas maliciosos. O máximo que podem fazer é apagarem os seus próprios documentos, porque para outras coisas precisavam de fazer sudo. Tenho a certeza que só um certo grupo de pessoas é que usa o sistema de cada vez e não há problema. O meu Linux escolhido é Ubuntu. |
|
|
|
|
|
#2 |
|
TeraByte
Professor
Informático Join Date: Nov 2004
![]() |
Cria um utilizador e põe-lhe uma password vazia.
Depois, basta configurares o GDM para mostrar a lista de utilizadores, em vez de teres de digitar o username.
|
|
|
#3 |
|
Byte
Informático
![]() |
Complementando o que o Quetzy disse, podes ainda ter o user com password, mas nas propriedades do GDM (Algures no menu Sistema> Administração) tens uma opção que te permite fazer login automático numa conta.
|
|
|
#4 | |
|
TeraByte
Professor
![]() |
Quote:
Estupidamente, o GNOME 2.28 já não tem esse menu para configurar o GDM.
|
|
|
|
#5 |
|
Bit
Informático
![]() |
Acontece que username sem password permite-te acederes do lado de fora sem password o que é muito mau. Se for dado username com password o utilizador pode fazer coisas que não lhe devem ser permitidas (depende das permissões existentes). O ideal seria um username que pode ter permissões de administrador, mas como o utilizador não sabe a password não consegue aceder ao computador de outro computador nem danificar conta ou sistema.
Se ligar o pc e estiver frente a ele pode usá-lo na boa, caso contrário é para esquecer. |
|
|
|
|
|
#6 | |||
|
TeraByte
Professor
![]() |
Quote:
Caso o queiras ligado, vê o manual de configuração: Code:
$ man sshd_config AllowUsers, PermitEmptyPasswords e PermitRootLogin. Satisfeito? Quote:
É o mesmo que dizeres que um gajo com a tua chave de casa pode roubar-te, enquanto que ao deixares a porta aberta, ele já está mais limitado. É absurdo! Quote:
Se queres ser ajudado, vai directo ao assunto, em vez de andares com rodeios. Afinal o que é que pretendes fazer? Ainda não percebi patavina. ![]()
|
|
|
|
#7 |
|
Bit
Informático
![]() |
Se a partir de uma conta com password vazia, sem previlégios de root e com o ssh desligado; também serve desde que não consiga-se logar por outra porta de outro serviço.
Obrigadão! Também dá. Depois vou tirar a permissão de alterar a password a esse user. Não deve ser problema. |
|
|
|
|
|
#8 |
|
GigaByte
Informático
![]() |
Compra mas é um magalhães!
![]() |
|
|
|
|
|
#9 |
|
KiloByte
Informático
![]() |
agora até já há com o windows 7
|
|
|
|
|
|
#10 |
|
Bit
Informático
![]() |
O meu mal é que pensei em tanta coisa que esqueci-me de um pormenor.
E vocês? Aquilo que o FreeBSD tem o Linux também pode ter. O que acontece é que quando o Linux não tem uma dada funcionalidade (que foi o que pedi) tem outra maneira de fazer as coisas (que foi o que responderam). |
|
|
|
![]() |
| Thread Tools | |
| Display Modes | |
|
|